Endereço: Copacabana - RJ     |     Tel.: 98749-9652 OU WHATSAPP 99208-2309 | 99208-1910     |     luna@luna.med.br      
TRATAMENTOS
ACUPUNTURA
É a terapia milenar chinesa que consiste na inserção de finíssimas agulhas metálicas em pontos pré determinados da superfície cutânea com o objetivo de curar, prevenir e reabilitar sequelas de doenças. Os princípios da acupuntura se baseiam na manutenção da circulação do sangue (XUE) e da energia vital, chamada de Qi (pronuncia-se “Tchi”) pelos chineses, que, segundo eles, se distribuem pelo corpo animando as funções orgânicas. A energia vital, o Qi, segundo a medicina tradicional chinesa, se particiona em duas polaridades opostas mas complementares: o polo negativo, chamado em chinês de Yin e o polo positivo, chamado de Yang.

Para os chineses, qualquer alteração, qualitativa e/ou quantitativa, nessa circulação de energia vital no organismo, já é por eles considerada doença. E que se não for corrigida a tempo, virá a se transformar nas doenças como o ocidente as entende, ou seja, doenças físicas, psicoemocionais, lesionais e materialmente detectáveis por exames de sangue e de imagem.

Com a introdução adequada das finíssimas agulhas nos pontos específicos de acupuntura do corpo, o equilíbrio bioelétrico ou energético do organismo, como um todo, é restabelecido, dando fim às doenças e prevenindo outras tantas. Aparentemente pode parecer estranho pessoas se curarem sem a utilização de remédios mas, animais e mesmo plantas e árvores se beneficiam igualmente do tratamento da Acupuntura.

As pesquisas científicas cada vez se avolumam mais e mais provando e comprovando que a ação da acupuntura é psiconeuroimunologica com efeitos em todos os órgãos e sistemas do corpo humano, desde o cérebro até a pele, e sempre promovendo o equilíbrio do organismo, sem intoxica-lo e sem causar efeitos colaterais indesejáveis.

Atualmente a Acupuntura é reconhecida como especialidade de quase todos os conselhos profissionais da área de saúde (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, biomédicos, educadores físicos, dentistas, etc.).

MOXABUSTÃO
Moxabustão - - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, fogo, cauterização". É o método chinês inseparável da Acupuntura. É uma espécie de acupuntura térmica, feita pela queima (combustão) da erva Artemisia sinensis (moxa). É um método terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa que se baseia nos mesmos princípios da acupuntura, sendo amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coreia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Alguns acreditam que seja anterior à acupuntura. A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano. Seria um tratamento por hipertermia superficial localizada aplicada nos pontos de acupuntura.

SHIATSU
O Shiatsu é um método terapeutico japonês manual que consiste em pressões suaves mas firmes e profundas, com os polegares do aplicador com o objetivo de restaurar o funcionamento normal do organismo do ponto de vista da energia ( Qi ) e do ponto de vista neuromuscular, sendo preventivo, curativo e coadjuvante do processo de reabilitação física; aplicado também na área estética e esportiva. Tem as mesmas indicações da Tui Ná, diferenciando da sua co-irmã chinesa apenas por ser mais voltada a pressões pontuais do que a deslizamentos.

TUI-NÁ – MASSAGEM CHINESA
Método terapêutico manual da Medicina Tradicional Chinesa, utilizado para equilibrar e regular o fluxo de energia vital ( em chinês chamado de Qi – pronuncia-se Tchi ) que consiste de amassamentos superficiais e profundos na pele e na musculatura subjacente a ela, com o objetivo de prevenir doenças e restaurar malestares recentes, tanto musculoesqueléticos quanto de funcionamento orgânico. A TUI-NÁ é usada para tratar várias doenças e indisposições, em adultos (dores , cansaço, tensão etc.) e principalmente crianças (tosse, choro noturno, cólicas, resfriados, dentição, etc.). A TUI-NÁ acalma e relaxa, movimenta o QI e estimula o fluxo sanguíneo. É coadjuvante importante no tratamento com Acupuntura.

FITOTERAPIA
É o uso das plantas medicinais integrais ou de seus extratos padronizados, ocidentais e/ou orientais, in natura ou secas, plantadas de forma tradicional, orgânica e/ou biodinâmica, apresentadas nas suas diferentes formas farmacêuticas, preparadas e utilizadas de acordo com as indicações e experiências tradicionais ou métodos modernos científicos.

TERAPIA ORTOMOLECULAR
A Terapia ortomolecular é um conceito terapêutico baseado nos trabalhos de Linus Pauling e de Denham Harman (pai da teoria dos radicais livres) que muda a forma como a medicina convencional enxerga a doença. A terapia ortomolecular entende o processo da doença como um desequilíbrio bioquímico celular generalizado que tem sua origem em um profundo desequilíbrio biofísico gerado por moléculas altamente reativas e instáveis, eletronicamente falando, chamadas de radicais livres, que promovem reações em cadeia de oxidação biológica precoce ou acelerada, de difícil controle e remediação pelos recursos internos do nosso organismo. E que se não houver uma intervenção terapêutica externa (antioxidante) que diminua ou desacelere essa cascata biológica de enferrujamentodo nosso organismo, que é causa ou consequência de 80 % das doenças, gerará doenças degenerativas e envelhecimento acelerado. Assim, os tratamentos ortomoleculares tem como objetivo principal o restabelecimento do equilíbrio molecular e funcional das células, através de intervenções antioxidantes que promovam esse equilíbrio. Na nossa clínica utilizamos, para esse fim, a Acupuntura, as ervas medicinais, as orientações dietéticas baseadas na medicina chinesa, as essências florais e alguns suplementos naturais específicos para cada caso, sempre orientados pelo resultado do exame do fio do cabelo e do Pulso e da Língua.

FISIOTERAPIA CHINESA
Fisioterapia chinesa é nada mais nada menos do que o uso de todos os conhecimentos da medicina tradicional chinesa aplicados aos métodos da fisioterapia convencional, ou seja, é o tratamento que se utiliza de agentes físicos para reabilitar sequelas, prevenir lesões e restabelecer a função normal do organismo ou algum seguimento do mesmo, segundo os fundamentos da medicina tradicional chinesa.

TERAPIA FLORAL
O médico homeopata inglês Edward Bach legou para o mundo, na primeira metade do século passado (XX), um método terapêutico para que os próprios pacientes pudessem usar para aliviar seus sofrimentos emocionais, sem precisar de um profissional intermediando esse processo. Esse método é baseado na extração da essências líquidas de 38 flores inglesas, que possuem indicações bem determinadas para várias situações psicoemocionais que o Dr. Bach descreveu com detalhes naquela época, e cujo uso das mesmas reequilibraria o estado emocional do doente e consequentemente promoveria o restabelecimento do seu estado de saúde, uma vez que, segundo o Dr. Bach, as doenças se originam em grande parte, nas emoções mais profundas, que estão em desequilíbrio e mal resolvidas dentro de nós. Hoje dispomos de vários outros sistemas terapêuticos florais alem daquele original do Dr. Bach, como por exemplo: os florais de Minas Gerais, os da Califórnia, do Deserto, de Raff etc.

ANTI AGING
Também conhecido por terapia anti-envelhecimento, é o conjunto de procedimentos ou métodos terapeuticos que retardam e/ou desaceleram o processo de desgaste e envelhecimento biológico. Em nossa prática clínica utilizamos os conhecimentos milenares da medicina tradicional chinesa juntamente com seus métodos e recursos naturais para alcançar esse fim.

Utilizamos também o Exame do Fio de Cabelo - Hair Test (para avaliar se o paciente está sofrendo de intoxicações silenciosas por metais pesados, que são extremamente tóxicos para as células e aceleram o envelhecimento) e o Exame chinês do Pulso e da Língua (para avaliar o estado bioelétrico e energético do paciente, a fim de corrigir precocemente os desequilíbrios orgânicos e celulares que estejam em curso e que são a causa primária do envelhecimento precoce e acelerado).


Endereço: Copacabana - RJ     |     Tel.: 98749-9652 OU WHATSAPP 99208-2309 | 99208-1910     |     luna@luna.med.br