Muita gente se queixa que sempre aparecem manchinhas brancas nas unhas ou que elas descamam e racham. Para a medicina tradicional chinesa, unhas com manchas ou alguns outros sinais podem revelar doenças que ainda não se manifestaram.
Sabia que através das unhas dá para fazer o diagnóstico de doenças como anemia, problemas na tireoide, insuficiência renal, cardíaca ou respiratória? E com um diagnóstico precoce dá para preveni-las, que é a base da medicina chinesa.
Mas esse assunto é objeto de interesse também da medicina tradicional, dos médicos dermatologistas. O Mais Você mostrou o caso da Maria Clara, de 5 anos, que começou a mexer nas unhas e, após diversos problemas, descobriu que estava com psoríase nas unhas.
Para falar mais sobre o assunto, Ana Maria conversou com o acupunturista Marcio de Luna, especialista em medicina chinesa. “A medicina chinesa é, por natureza, preventiva. As unhas fazem parte de um dos quatro métodos da medicina chinesa. Unhas brancas podem estar relacionadas com anemia, má circulação ou deficiência do fígado”, disse.
Unhas azuladas, segundo ele, têm a ver com problemas cardíacos e/ou pulmonares. “E unhas onduladas podem indicar eczema, psoríase ou doença reumática”, falou o especialista.
E as unhas rachadas, que descamam? “Isso tem uma relação com a nutrição do organismo como um todo. Há uma alteração do funcionamento do fígado, que não está dos melhores. Isso causa a descamação”, explicou Marcio.
Unhas com linhas escuras, de acordo com ele, podem indicar câncer de pele. “Se a unha toda estiver escura não é tão grave porque pode ser um trauma na unha. E unhas com bordas inflamadas podem ser sinais de lúpus”, falou.
As famosas manchas brancas são indicativo de deficiência de alguns minerais, como o zinco.
Matéria extraída do Site: gshow.globo.com/programas/mais-voce