REVISTA – BOA FORMA

Acupuntura no Esporte

Técnica chinesa equilibra as funções do organismo e melhora a performance

Muitos esportistas recorrem À medicina alternativa para tratar problemas de coluna, torções e distensões musculares. Uma das técnicas mais procuradas é a acupunturam, utilizada pelos chineses há mais de 5000 anos para prevenir doenças. Ela consiste na introdução de agulhas finíssimas de ouro, prata ou aço inoxidável em 360 pontos estratégicos do organismo, equilibrando suas funções.

Recentemente, muitos atletas também a utilizam para melhorar a performance. E não é para menos: a acupuntura aumenta a resistência, oxigena os tecidos e combate os radicais livres (moléculas de oxigênio reativas que causam o envelhecimento precoce).

Uma sessão de apenas 50 minutos antes de uma competição pode ser decisiva. É o que mostrou a Seleção de Futebol da Coréia nas duas últimas copas. “Mesmo com baixo nível técnico, os jogadores impressionaram a todos pela excelente forma física, graças à presença de um acupunturista na delegação”, conta o fisioterapeuta e também acupunturista Márcio de Luna. “No Brasil, apesar da oposição dos médicos convencionais, craques da seleção, como Raí e Romário, já aderiram às agulhas”, diz.

Extraída da revista Boa Forma, ano 9, número 1, edição 79, página 75.