REVISTA – CRIATIVA

Medicina Chinesa

 

A acupuntura, usada há mais de cinco mil anos por bilhões de pessoas na China e do resto do mundo, está sendo cada vez mais incorporada graças a dezenas de pesquisas científicas que comprovam sua eficácia.

Indicada para diversos males do corpo, a acupuntura também é um ótimo técnica para combater o excesso de peso. Quem faz o tratamento com um profissional qualificado e o segue até o fim obtém ótimos resultados, principalmente aquelas que engordam devido a problemas emocionais e ansiedade.

Foi justamente a fome compulsiva que levou Mara do Carmo Maldonado, 42 anos, a ganhar 16 quilos após a gravidez do quarto filho. com a acupuntura, ela voltou à forma antiga e permanece com o mesmo peso há dois anos. “As agulhas controlaram a minha ansiedade e parei de comer a toda hora.”

Segundo Márcio de Luna, fisioterapeuta e presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro, “a acupuntura reequilibra o organismo, tratando a causa do distúrbio”, explica. Em um sessão de acupuntura, que dura cerca de um hora, finíssimas agulhas são aplicadas em pontos específicos, estimulando o organismo a produzir neurotransmissores, que vão gerar substâncias responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina. É por isso que a ansiedade, as dores, a fome e todas as sensações desagradáveis se reduzem com o tratamento. As picadas das agulhas não são indolores, mas segundo De Luna, bem toleradas.

Entre outros benefícios, as agulhadas melhoram a circulação sanguínea e o funcionamento de rins e intestinos, o que estimula a eliminação de toxinas e evita a retenção de líquidos. A acupuntura age ainda sobre o fígado e a tireóide, ativando o metabolismo e aumentando a disposição. “É importante lembrar que a técnica corrige o desequilíbrio do corpo, mas para emagrecer é preciso que o paciente tenha disciplina, esteja disposto a reeducar sua alimentação e pratique exercícios”, orienta De Luna.

CUSTO

Em média, R$ 640 por mês, em consultórios do Rio e de São Paulo.

VANTAGENS

Promove bem-estar durante todo o processo de emagrecimento, diminuindo a angústia e a ansiedade de quem está atravessando um processo de mudanças físicas, psicológicas e comportamentais.

DESVANTAGENS

Tratamento da obesidade, exige um grande número de sessões, o que encarece o custo, por isso muitas pessoas acabam desistindo antes do final. Requer disponibilidade de tempo, porque as sessões são realizadas pelo menos duas vezes por semana e, embora não sejam tão desconfortáveis, as picadas das agulhas acabam desestimulando quando o tratamento é longo.

QUANTO EMAGRECE

De 1,5 a 4 quilos por mês, em média.

Extraída da revista Criativa, ano XII, número 138, página 94, em outubro de 2000.